Foram anos paparicando os bebezinhos dos amigos, durante os quais muitas foram as perguntas "onde vocês compraram isto?", "onde posso encontrar aquilo?", "vocês que fizeram?", "eu queria mais um bonezinho", "eu queria mais um daquele cheirinho?"... Enfim, os pedidos foram tantos que decidimos abrir a My Baby Little Spot, um cantinho só para bebês, onde essas maravilhas de Deus possam conseguir tudo aquilo que precisam e muito mais!



sábado, 24 de julho de 2010

Amamentação

Para além de proporcionar ao seu bebé uma dieta natural e completa, o leite materno oferece ainda um determinado número de benefícios importantes. O seu equilíbrio adequado de proteínas, hidratos de carbono, lípidos e minerais permite uma digestão fácil, com menos problemas intestinais como a diarreia e a obstipação.

Os bebés que são amamentados têm menos hipóteses de ganhar excesso de peso. Há ainda uma menor possibilidade do seu bebé vir a sofrer de perda excessiva de água ou de outras perturbações relacionadas. Os bebés amamentados têm menos hipóteses de sofrerem reacções alérgicas ou infecções bacterianas. Para além disso, o leite materno fornece ao bebé uma protecção natural, devido aos importantes anticorpos naturais que são transmitidos da mãe para a criança através do leite.

A amamentação traz também benefícios psicológicos para o bebé ao permitir-lhe sentir a proximidade e calor físico do corpo da mãe, desfrutar do som da sua voz e a visão da sua cara e, ao mesmo tempo, satisfazer as necessidades de sucção do bebé.

As seguintes linhas de orientação ajudá-la-ão a cuidar das suas mamas e mamilos:

Quando o leite surge pela primeira vez, as suas mamas poderão aumentar de volume e ingurgitar. O melhor tratamento para esta situação consiste numa amamentação frequente visto que a sucção do leite pelo seu bébé é a forma mais eficaz de proceder à sua extracção. Se as suas mamas estiverem demasiado cheias dificultando a mamada, ou se a sucção pelo bébé for insuficiente para reduzir o seu volume, poderá extrair manualmente o leite. O seu profissional de saúde poderá explicar-lhe melhor esta técnica.

O uso de um soutien para amamentação, bem adaptado e ajustável, contribuirá para proporcionar o devido apoio. Escolha um modelo que não possua alças estreitas nem um forro de plástico permanente. A aplicação de compressas frias após a mamada poderá também ajudar a reduzir o edema e a dor caso persista o incómodo.

Para impedir a secagem desnecessária dos mamilos, deverá evitar emsaboá-los durante o duche. Deverá, pelo contrário, deixar escorrer sobre os mamilos água limpa em abundância.

Cuide dos seus mamilos secando-os cuidadosamente após a mamada e mantenha-os secos colocando um tecido limpo ou uma compressa dentro do soutien. Substitua o tecido quando este ficar húmido devido à saída do leite. Poderá também optar por deixar as mamas expostas ao ar durante alguns minutos para permitir que sequem completamente.

É natural que sinta inicialmente um pequeno ardor nos mamilos; contudo, se o ardor persistir ou se os mamilos apresentarem fissuras, deverá contactar, imediatamente, o seu profissional de saúde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oiee, obrigada por estar seguindo meu blog! É muito bom ver gente nova acompanhando as minhas aventuras com meu filhotes...espero que esteja gostando das novidades... Gostei muito do seu blog, vou te seguir! Bjooo!

Fernanda Souza disse...

Gente, as roupinhas chegaram! São lindas e perfeitas! Obrigadinha!